segunda-feira, 5 de abril de 2010

primero curso de espanhol

Como dizer olá e apresentar-se

Leia a primeira página desta lição. Não tente memorizar tudo. Apenas leia os diálogos em voz alta e lentamente.
Se deseja dizer 'olá' em Espanhol a um amigo ou a uma pessoa jovem, use a palavra 'hola'.

HolaDiego OláDiego.
HolaErnesto OláErnesto.

Se quiser apresentar-se ou quiser saber o nome de alguém com quem está a falar, use 'Me llamo ...' (Chamo-me ...) e '¿Cómo te llamas?' (Como te chamas?).

Hola. Me llamo Teodoro. Y tú, ¿cómo te llamas?
Olá. Chamo-me Theodor. E tu como te chamas?
Me llamo Juan
Chamo-me Juan.

Tente ler em voz alta para si mesmo os dois diálogos acima. Em seguida faça o mesmo com os dois diálogos abaixo. Ao fazer isto, por favor não se preocupe com a pronunciação. Irá aprender mais adiante nesta lição como pronunciar e enfatizar as diferentes palavras em Espanhol.
Aqui estão alguns exemplos, sobre como perguntar aos seus amigos ou a uma pessoa jovem, como estão e como têm corrido as coisas.

Hola Marcos. ¿Cómo estas?
Olá Markus. Como estás?
Muy bien, gracias. ¿Y tú?
Muito bem, obrigado. E tu?
Así, así.
Assim assim.

Hola Carmen.
Olá Carmen.
Hola Nena. ¿Cómo estás?
Olá Nena. Como estás?
Regular.
Bastante bem.

Em vez de dizer "¿Cómo estas?", também pode usar "¿Qué tal?" ("Que tal?").
Para despedir-se de alguém em Espanhol, use as seguintes sugestões:

adiós
adeus
Hasta mañana.
Até amanhã.
Hasta luego.
Até logo.

Para ir para a página seguinte, por favor pressione agora o botão verde "seguinte".

Cumprimentar alguém que não se conhece muito bem

Quando se dirige a alguém em Espanhol, à semelhança do Português, você tem de fazer distinção consoante conheça bem ou não a pessoa com a qual está a falar.
Para cumprimentar uma pessoa adulta a qual não conhece muito bem, use 'Buenos dias' (Bom dia), 'Buenas tardes' (Boa tarde) ou 'Buenas noches' (Boa noite).

Buenos dias, señor Martínez.
Bom dia, Sr. Martinez.
Buenos dias, señor Hernandez.
Bom dia, Sr. Hernandez.

Para apresentar-se a uma pessoa adulta, a qual você não conhece muito bem, diga 'Me llamo ...' (Chamo-me ...) e '¿Cómo se llama usted?' (Como se chama (você)?).

Buenas Tardes. Me llamo Eduardo Gómez. ¿Y Cómo se llama usted?
Boa tarde. Chamo-me Eduardo Gómez. E você, como se chama?
Me llamo Rosa López.
Chamo-me Rosa Lopez.
Mucho gusto, señora López.
Prazer em conhecê-la, Sra Lopez.
Igualmente.
Igualmente.

Por favor leia em voz alta os dois diálogos acima mais uma vez sem se preocupar com a pronúncia. O seu Espanhol já soa bem!
Aqui estão algumas expressões para perguntar formalmente a alguém como tem passado.

Buenas Tardes, señor Ruiz.
¿Cómo esta usted?
Boa noite Sr. Ruiz. Como está?
Bien, gracias. ¿Y usted?
Estou bem, obrigado. E você?
Pues, bastante bien.
Bem, bastante bem.

vocabularies

Espanhol Português

Dizer Olá e Apresentar-se:

hola olá
buenos dias bom dia
buenas tardes boa tarde
buenas noches boa noite
buenos dias, señor bom dia Sr. ...
buenas tardes, señora boa tarde Sra ...
¿Cómo está usted? Como está você?
¿Cómo estás? Como estás?
me llamo chamo-me
¿Cómo se llama usted? Como se chama?
¿Cómo te llamas? Como te chamas?
mucho gusto prazer em conhecê-lo/la
igualmente igualmente
¿Qué tal? Que tal?
¿Y tú? E tu?
así, así assim, assim
bien bem
muy bien muito bem
pues, bastante bien bastante bem
regular regular
gracias obrigado
adiós adeus
hasta luego até logo
hasta mañana até amanhã

Números:
cero cero
uno uno
dos dois
tres três
cuatro cuatro
cinco cinco
seis seis
siete sete
ocho oito
nueve nove
diez dez
once onze
doce doze
trece treze
catorce catorze
quince quinze
dieciséis dezesseis
diecisiete dezessete
dieciocho dezoito
diecinueve dezenove
veinte vinte

Similaridades entre o Português e o Espanhol
A partir daqui, não iremos introduzir mais vocabulário novo, mas sim abordar conceitos gerais sobre a língua Espanhola e os países de expressão Espanhola. Por favor tenha em atenção o facto de que no final desta lição ser-lhe-á requerido que memorize todo o novo vocabulário abordado até ao momento.

Dado que ambas as línguas - Português e Espanhol - pertencem à mesma família (as línguas Românicas), existem inúmeras semelhanças entre as duas. Iremos sempre utilizar essas similaridades enquanto estudarmos novos vocábulos Espanhóis.

Existem inúmeras palavras em Espanhol que se assemelham bastante às suas homólogas Portuguesas. A seguinte tabela apresenta algumas dessas palavras:

banco banco nombre nome
crema creme octubre outubro
debate debate problema problema
ensalada salada queso queijo
familia família radio rádio
grupo grupo sopa sopa
idea idéia bebé bebê
hotel hotel tigre tigre
kilómetro quilômetro unión união
lista lista vainilla baunilha
plato prato melon melão

Nenhum comentário:

Postar um comentário